top of page
Mochila Social
Um olhar sobre desenvolvimento social e pobreza no leste da África
Durante mais de quatro meses, o jornalista Alex Fisberg viajou pelo leste africano - por países como Egito*, Etiópia, Quênia, Uganda, Ruanda, e Tanzânia - em busca de experiências relevantes na área de desenvolvimento social e entendimento da pobreza. A proposta era visitar diferentes iniciativas sociais (públicas, privadas, não governamentais e de ajuda humanitária internacional) como forma de ampliar a discussão sobre as diferentes expressões da pobreza e novas opções para sua erradicação nos próximos anos.
O projeto, nomeado Mochila Social, pretendia atrair também outros jovens interessados em explorar o mundo – e seus próprios arredores – com um olhar voltado ao que podemos fazer e contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas. Por meio de um site e um blog, gerenciado pelo próprio jornalista durante a viagem, experiências e vivências foram sendo compartilhadas, atraindo um grande número de pessoas para junto da viagem. Estes relatos amadureceram, foram complementados e viraram um livro: Mochila Social – Um olhar sobre desenvolvimento social e Pobreza no leste da África.
Das lágrimas escorridas pela injustiça social na Etiópia, passando pelo contraste entre o discurso de empreendedorismo social e às favelas esquecidas de Nairobi no Quênia, o livro reflete também sobre o maior campo de refugiados do mundo na fronteira com a Somália, as relações pós genocídio em Ruanda, o desenvolvimento de iniciativas de qualificação das condições de vida de moradores de favelas de Uganda, Quênia e Tanzânia entre outros assuntos de relevância social cuja conexão África-Brasil pode despertar.
Jovem, observador e reflexivo, o livro pretende organizar através de uma experiência individual, a possibilidade de construção de uma sociedade mais consciente de seu entorno, mas responsável por suas ações. O livro é uma oportunidade de conhecer diferentes realidades e faces da pobreza, além de desmistificar o continente africano. Questões e reflexões sobre as condições reais de vida e moradia servem para atrair a atenção para que ações sejam tomadas na realização do potencial de desenvolvimento que já somos capazes de promover, em qualquer lugar.
O LIVRO
bottom of page